quarta-feira, 7 de novembro de 2007


Mas o que fazer só com o computador na sala de aula?

Às vezes, ouve-se perguntar: "Mas o que se faz numa sala de aula com vinte e tal alunos poucos computador?". A resposta é: "Muita coisa".
Penso que os problemas que se podem colocar ao professor têm essencialmente a ver com formas de gestão e de organização do trabalho na turma.
QUEM UTILIZA?
Conversar com os alunos e combinar uma escala de utilização do computador (de preferência aos pares) pode ser o primeiro passo.
Mas também pode não existir uma ordem de utilização pré-estabelecida (utiliza quem quer, se o computador estiver disponível) e haver um registo da frequência dessa utilização numa folha pendurada no placard (no caso de, num determinado momento, haver vários candidatos para trabalhar no computador, a consulta da folha de registo pode ajudar a resolver a questão).
QUANDO?
Em que momentos da aula se pode utilizar o computador? O computador é logo ligado no início da aula? Por quem? Há um responsável por esta tarefa? Está sempre disponível, mesmo durante os momentos de trabalho colectivo da turma? Só pode ser utilizado durante os momentos de trabalho individual?
A clarificação destas e de outras questões poderá ajudar a criar na sala de aula rotinas de trabalho facilitadoras da integração do computador no trabalho diário.
PARA FAZER O QUÊ?
Na minha perspectiva, a utilização do computador na sala de aula faz sentido para apoiar a realização do trabalho nas várias áreas curriculares, tanto ao nível de projectos individuais como colectivos.
Escrever uma história, um relato de uma visita de estudo ou de uma experiência, uma carta ou e-mail, uma notícia para o jornal ou blogue da turma, realizar pesquisas na Internet (se existir ligação na sala de aula), preparar a apresentação de um projecto de estudo, explorar software educativo sobre um determinado tópico, construir tabelas e gráficos, desenhar, inserir e modificar imagens em documentos de trabalho... são exemplos das múltiplas actividades que podem ser realizadas pelos alunos utilizando um computador na sala de aula.
Penso que o fundamental é fazer com que as actividades realizadas com o computador tenham significado para a vida da turma enquanto espaço de aprendizagem, de produção e de partilha de conhecimentos.

Nenhum comentário: