Plano de Aula Disciplina: Geografia
Série: 7º
Nº de aulas: 3
Tema: Migração
Conteúdo: Movimentos da população brasileira
Música: "Meu reino encantado" – Versão cantada por Daniel com Participação Especial de José Camillo
Objetivos: Relacionar a letra da música ao conteúdo e desvendar o fenômeno da migração a luz da expansão capitalista sob a égide globalizatória.
Desenvolvimento
- O que é migração? Qual o motivo que leva as pessoas a migrarem? O que falta em determinadas localidades que fazem as pessoas se deslocarem para outras? O que as atraem em outras localidades?
- Esse termo, migração, pode ser entendido como sendo o deslocamento de uma população de um lugar para outro. De forma geral, segundo Moreira (2004), as pessoas migram de forma espontânea e, existem motivos que causam a expulsão de determinados lugares, sendo que, outros lugares, apresentam fatores atrativos paras os migrantes.
- A princípio, será perguntado aos alunos quem dentre eles nasceu na cidade onde moram e quem migrou de outras localidades, tanto dentro da região , quanto de outras regiões. Nesse caso, é bem provável que alguns se apresentem como sendo oriundos da zona rural do aventado município e levavam uma vida muito parecida com a do personagem retratado na letra da canção em voga. No entanto, alguns dos alunos podem nos dizer que não são migrantes, que nasceram na mencionada cidade. Por isso, interpelaremos se os pais ou avós nasceram na mesma localidade que
Devido ao exposto até agora, acreditamos ainda, que os fatores que provocam a migração campo-cidade, se ligam, de certa forma, a falta de políticas públicas que atendam os anseios dos camponeses e a expansão do capital, que a cada momento insere novas localidades no circuito espacial da produção, tornando assim, objetos que antes tinham valor de troca, em mercadorias que podem ser vendidas em locais muito distantes dos que elas foram produzidas, caracterizando de tal modo, a chamada globalização. Todos esses fatores em conjunto, possibilitaram o movimento das pessoas se deslocando de um lugar para outro e o desafio que nos é colocado, é o de analisar tais movimentos e propor soluções que possibilitem as pessoas melhores condições de sobrevivência.
- As atividades que iremos propor se ligam principalmente a produção de textos. Cada um dos alunos migrantes será instigado a produzir um texto que relate os motivos da migração (tanto os fatores de expulsão, quanto os de atração), o modo de vida que levavam antes e depois da migração, as lembranças que eles têm do espaço que eles viviam, do que eles gostavam em suas antigas localidades, etc. Como nem todo aluno é migrante, os que não fizerem parte dos que se deslocaram de outras localidades, deverão fazer entrevistas com pessoas que migraram, para a partir daí, elaborarem um texto sobre o assunto em baila tendo por base o relato de terceiros.
- A linguagem que utilizaremos será a música.
Material: Livro didático, Internet, CD, letra da música impressa.
Referências:
MOREIRA, Igor. Geografia: construindo o espaço – 6 série. 2 ed. 1 imp. São Paulo: Ática, 2004.
DANIEL. Meu Reino Encantado. Part. Esp.: José Camillo. In: DANIEL. Manaus: Videolar S. A.: 2006. v. 1 e 2. disco compacto: digital, estéreo. Sistema Globo de Gravações Audiovisuais LTDA – Som Livre.
obs: Esta aula foi adaptada de:
http://www.webartigos.com/articles/22969/1/O-USO-DE-LIGUAGENS-EM-SALA-DE-AULA--GEOGRAFIA/pagina1.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário