Frito ou assado. Não importa a maneira como a massa do sonho vai ser finalizada, o doce ainda é um dos prediletos de muita gente. Quem preferir preparar a guloseima em casa deve seguir algumas dicas simples, que garantem o bom andamento da receita.
» Aprenda a fazer sonho recheado » Veja receita completa do sonho de creme
Um dos cuidados primordiais na hora de fazer os sonhos é com a massa. Perder o ponto ou deixá-la muito ressecada podem dar aquela sensação de doce da semana passada, "massudo" até demais. "Depois que terminar a mistura do fermento, da massa e do recheio deve-se cobri-los com um plástico fino ou peneirar farinha", ensina o padeiro Felipe Benjamin Abrahão.
Ao misturar todos os ingredientes da massa, não se deve ainda colocar toda farinha de uma vez. Vá acrescentando aos poucos enquanto a batedeira se encarrega de misturá-la. "É fundamental ainda que não se coloque toda a água logo no início. Se a massa atingir o ponto, não vai ser preciso nem acrescentar água, se não ela fica muito mole", explica Felipe.
E não se afobe, se a receita pede para que se espere a massa crescer, não adianta adiantar os ponteiros do relógio para acabar logo. "Se a massa não cresce o suficiente, o sonho pode ficar com gosto de fermento e com uma aparência de velha", conta o padeiro.
Se você optou em fritar o sonho tome cuidado para que o óleo não fique nem muito frio, nem muito quente. "O óleo não pode ficar borbulhante, ele tem que apenas estar fervendo", comenta Felipe. Segundo o padeiro, o ponto errado do óleo pode encharcar o sonho ou ainda deixar seu interior cru.
Ao acrescentar o recheio, tome o cuidado de colocar o creme de confeiteiro (ou outro recheio de sua preferência, como goiabada ou nutella) apenas nas bordas do sonho, assim você não corre o risco do recheio vazar enquanto come. |
Um comentário:
Olá, Tataia!
Cheguei a ficar com água na boca. Que delícia. Adoro!
Bjs...
Postar um comentário