quinta-feira, 18 de outubro de 2007



Informática na sala de aula:

"Professores devem começar com atividades simples"

Publicado no portal Daniela Bertocchi


Em entrevista ao EducaRede, o professor José Armando Valente orienta educadores de escolas públicas e privadas que estão dando seus primeiros passos na área de informática e educação.
Valente é mestre e doutor em Educação e Bioengenharia, professor do Departamento de Multimeios do Instituto de Artes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e especialista em ambientes virtuais de aprendizagem. Nesta entrevista, o professor enfatiza as vantagens dos cursos on line a distância. Confira:
EducaRede -Qual conselho o senhor oferece aos educadores que já dispõem de salas informatizadas, mas que ainda não sabem como e por onde começar a usar o computador com seus alunos?

José Armando Valente - Creio que esses educadores devam começar com projetos simples. Podem iniciar com uma atividade que envolva um software comum, como o Word ou o Paintbrush, por exemplo. Podem também incentivar seus alunos a navegarem pela Internet buscando informação para ser utilizada em um projeto que pode ou não envolver o uso do computador. Porém, essa informação deve ter um propósito específico, de acordo com objetivos pedagógicos. A idéia é que o professor vá se familiarizando com o mundo da informática: experimentando, testando, errando, aprendendo e percebendo, aos poucos, como ele e seus alunos usam os recursos da informática.

EducaRede - O senhor indica algum site que apresente projetos nessa linha ?

José Armando Valente - Existem inúmeros sites dessa natureza e o difícil não é encontrá-los. Por exemplo, praticamente todos os Portais Educacionais indicam projetos que podem ser realizados ou exemplos de projetos desenvolvidos por estudantes. O problema está em não copiar simplesmente uma certa idéia, porém procurar desenvolver algo com o aluno, no contexto da sala de aula do professor. É importante que o projeto tenha uma forte relação com o aluno e com o professor. O educador que está nesse estágio de iniciante na informática deve se preocupar em desenvolver atividades simples e que estejam de acordo com sua realidade e objetivos.

EducaRede -E aconselha o uso de softwares ou ferramentas específicas?

José Armando Valente - Sim, mas a maior parte dos bons softwares que podem ser baixados gratuitamente pela Web são estrangeiros e, portanto, o educador precisaria dominar um pouco um outro idioma. Posso indicar o Crocodile, que desenvolve softwares gratuitos de simulação nas áreas de Matemática, Ciências e Tecnologia nas escolas. Aconselho a participação em fóruns e listas de discussão, como os existentes em Portais Educacionais. Sobre os chats, creio que devem ser trabalhados com parcimônia. A melhor sugestão que posso dar é que esses professores realmente interessados procurem os Portais Educacionais existentes na Internet e tente explorá-los, mesmo se for para criticá-los. E se possível participar de algum curso de Educação a Distância (EAD).

EducaRede -Quais cursos de EAD pela Internet são adequados a esses educadores?

José Armando Valente - Os professores devem procurar cursos que primem pela interação. Cursos a distância que apenas enviam material pela Internet exige um alto grau de motivação. O índice de desistência desses cursos é alto e isso acontece porque as pessoas se frustram, uma vez que não têm com quem trocar idéias. No caso das propostas que investem na participação intensa de professores e alunos esse índice de desistência é baixo. Cursos de curta duração, com 120 ou 200 horas, podem contemplar uma série de necessidades. Temos uma boa experiência nesse sentido com o Programa de Informática na Educação Especial, o Proinesp. Com o curso a distância, o professor aprende a usar essas ferramentas: fórum, chat, e-mail e a se familiarizar com recursos importantes de educação continuada.

EducaRede -Além de cursos, que livros ou sites o senhor indica para esses educadores?

José Armando Valente - Professores com esse perfil podem se aprofundar com uma série de livros e artigos que estão on line no site do Nied ou no site do Projeto OEA. Aconselho ainda que visitem as páginas do ProInfo, Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGS, Prossiga e Proinesp.







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