quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Kit de Sobrevivência


Kit de Sobrevivência da Era da Informação
*Lúcio de Andrade Fonseca

Perdido na selva? Como ajuda ter um facão, um cantil e uma dose de soro antiofídico!... Mas, se você se sente meio perdido é no meio de tanta informação e de tanta inovação, são outras as ferramentas necessárias para enfrentar os novos desafios que permeiam os nossos tempos. A sociedade em que vivemos se caracteriza por produzir e consumir informação, em quantidades cada vez mais crescentes. A cada três ou quatro anos, dobra a quantidade de conhecimento produzida pela humanidade e grande parte desse conhecimento, se antes nos chegava basicamente através de livros, jornais e revistas, é disponibilizada agora por meios bastante diferentes, dentre os quais se destacam os softwares multimídia, a Internet e arquivos digitais em geral. Dominar as formas de produção e acesso a esses meios é condição mínima de sobrevivência, se não física, pelo menos profissional, já que o conhecimento é hoje o grande gerador de riqueza, como já havia sido a terra, na sociedade agrária, o capital e o trabalho, na sociedade industrial.
Os dados são a matéria prima da informação, que é a matéria prima do conhecimento. Ser capaz de encontrar e acessar dados, transformá-los em informação e, em seguida, em conhecimento são competências básicas exigidas do cidadão de hoje. Para sobreviver na imensa e crescente selva de dados, algumas ferramentas novas são indispensáveis, e o manuseio da maioria delas requer alguma habilidade de uso do computador:

saber processar textos - é claro que ainda dá para escrever à mão ou numa máquina de escrever, mas, se você deseja que a informação que produziu atinja um grande número de pessoas num tempo curto e a custo baixo, ela deverá ser digitalizada; por que não fazê-lo diretamente?

saber preparar uma apresentação multimídia - muitas vezes, temos a necessidade de transmitir a outros nossas idéias e de convencê-los da importância delas; qualquer profissional de uma boa empresa ou de uma boa escola sabe o quanto ajuda uma apresentação multimídia; os muitos meios de comunicação, concentrados, atingem os muitos sentidos das pessoas, facilitando a retenção e a compra das idéias; importante: uma apresentação sofisticada não valida um conteúdo pobre;

• saber preparar e interpretar uma planilha eletrônica uma planilha é uma ótima forma de apresentar dados; a facilidade para transformar as tabelas em gráficos simplifica em muito o trabalho de transformação dos dados em informação;

saber buscar informações na Internet – a Internet é uma imensa biblioteca, sem a bibliotecária; quantas vezes sabemos o que queremos, mas não sabemos onde achar; é aí que saber usar os mecanismos de busca – Miner, Altavista, Google e tantos outros – pode fazer toda a diferença;

• saber colocar informações na Internet – para que o mundo ou apenas seus amigos saibam o que você sabe, é preciso colocar suas informações num meio acessível universalmente; e não é preciso ser expert na produção de homepages, pois há muitas opções semi-prontas, que te permitem, em minutos, ter seu próprio site; experimente a seção Grupos & Bate-Papo em MSN, onde você pode criar uma verdadeira comunidade virtual em não mais que 5 minutos; ou o Hpg, para criar sua homepage em instantes;

• saber comunicar-se à distância (sem telefone): o e-mail (comunicação assíncrona), o chat e os Instant Messengers (comunicação síncrona) são poderosas ferramentas de comunicação; dominá-las é poder falar, literalmente, com quem você desejar, em qualquer lugar do mundo, instantaneamente;

• dominar uma língua universal: a informação mais atual está na Internet; 78% dessa informação está apenas em língua inglesa (em Português estão apenas 0,8% a 1,2%); conhecimentos mínimos de leitura em Inglês já aumentam dramaticamente as possibilidades de acesso à informação; desconhecimento da língua inglesa é fator de exclusão informacional, uma doença mortal na Sociedade do Conhecimento; um paliativo: aprender a usar softwares de tradução (Delta Translator, Translator Pro, etc) ou os tradutores instantâneos, associados a serviços e portais da Internet, como os próprios mecanismos de buscas.
Importante:
já foi o tempo em que, para se usar um computador, era preciso antes fazer cursos de Windows, Word, Excel, etc. Hoje, está mais que comprovado que se aprende a usar o computador usando-o, como ferramenta para execução do trabalho que for necessário; da mesma forma que se aprende a dirigir um veículo dirigindo (ou alguém acha que, antes de aprender a dirigir, é preciso decorar todo o Manual do Proprietário e saber todos os nomes e funções de cada uma das partes que compõem o motor?). O que é necessário é apenas uma orientação inicial: como ligar, como entrar nos programas, como salvar, etc. O resto se aprende "just-in-time", ou seja, na medida em que for surgindo a necessidade ou a curiosidade.
Portanto, é preciso esquecer tudo o que se pensa que é um computador e compreender que ele é apenas mais um instrumento de trabalho, que conjuga vários já nossos velhos conhecidos:
É um caderno de redação, quando precisamos escrever;
Um álbum de fotografias, quando precisamos guardar e exibir nossas fotos;
Uma calculadora, quando precisamos calcular;
Um livro, quando precisamos ler textos e ver imagens; e assim por diante.
Não pretendo, com estas reflexões, apenas alertar quem está no ambiente de trabalho para a necessidade vital de apropriar-se dessas ferramentas. Trata-se de sinalizar para os novos requisitos para o que se poderia chamar de cidadania global: ser cidadão numa sociedade globalizada e tecnológica implica dominar seus códigos e instrumentos de linguagem, que são diferentes hoje dos que usamos no passado (em verdade , apenas na superfície, pois, na essência, o que existe é a boa e velha necessidade de comunicação e informação). A boa notícia é que dominar essas ferramentas é cada vez mais fácil, não se justificando mais a "fobia digital" ou o dispêndio de meses procurando entender como funciona o computador.
Usar e estimular os profissionais da escola a utilizarem naturalmente as ferramentas tecnológicas, em seu trabalho administrativo e pedagógico, é criar um ambiente sintonizado com a vida real e mais propício para que nossos alunos se apropriem também do seu indispensável kit de sobrevivência na Sociedade da Informação.
http://www.netkids.com.br/v3.0/files/institucional/

* O Professor Lúcio de Andrade Fonseca é Consultor Educacional, especialista em Tecnologia Aplicada à Educação e palestrante em Congressos e Seminários realizados no Brasil e no exterior. E:mail: professor@luciofonseca.com.br

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